domingo, 14 de março de 2010

Já que vamos falar de moda, eu pergunto, o que é a moda? Como ela surgiu? Porque nos é tão importante? A moda seria apenas nossa vestimenta, a cobertura de nosso corpo? Mas, assim, o que falar daqueles que, por costume de seu povo, simplesmente não se vestem?

Seria absurdo dizer, ao meu contendo, que a moda é apenas o que vestimos, é mais. A moda é também a maneira como estabelecemos regras, nos diferenciamos, nos expressamos, posto isto, é o que encenamos numa sociedade. Portanto, ela representa não só a vestimenta, apesar desta ser a peça mais importante num contexto geral, claro, como também os acessórios; porque os povos que não se cobrem, se enfeitam de colares, possuem adornos de cabeça, pés e mãos, só para citar alguns exemplos.

A grosso modo, a moda é um bem necessário a todos, seja por vaidade, fé, condições climáticas, reprodução do meio em que vivemos, ou, simplesmente por necessidade ou vontade.

Ou mais, ainda, se afirmarmos que a moda é o reflexo das mudanças sociais ocorridas em várias épocas diferentes; tanto isto pode ser verdade que as maiores mudanças ocorrem sempre após as grandes revoluções (já se deu conta disso???), período em que as idéias tendem a serem transformadas com a explosão de acontecimentos diversos. Para isto, citemos como exemplo a revolução francesa, quando o "mundo" mudou, inclusive, a moda.

O mesmo aconteceu com a moda do século XX, que é bastante citada nos livros, com mudanças radicais que aconteceram por décadas, não mais por séculos. Citemos a revolução industrial que se deu com o surgimento das indústrias têxteis, com as novas tecnologias, inclusive, com o surgimento do tecido tergal (diga-se, um marco para a moda).

Antes, porém, precisamente em alguns períodos da história, a moda não refletia a sociedade como um todo, estando restrita a um círculo pequeno de pessoas, que apesar de preocuparem-se com a vestimenta e seus acessórios, não refletia nela aspirações ou anseios artísticos, desejos, sendo apenas a ostentação de um padrão e a máxima que diferenciava os detentores do poder. Não existia uma razão puramente estética, ou melhor, não havia liberdade de escolha voltada para o gosto em particular, e muito menos existia a questão econômica que levaria a moda ao boom do século XIX.

No entanto, é preciso reafirmar que a moda não se resume apenas nestes acontecimentos. Tanto que muitos pesquisadores acreditam que a moda é muito mais antiga do que imaginávamos, se reportando desde antes do período neolítico, ou seja, à Idade da Pedra. E mais, tendo tido variações e sucessivas evoluções ao longo de milhares de anos, influenciando significativamente a sociedade.

Como bem afirmou o estilista Pierre Cardin: "A moda é a transmissão da civilização"¹.
E assim, porque também não dizermos que a moda surgiu quando Deus criou as vestes para Adão e Eva, no Jardim do Éden?.² Não surgia aí, o primeiro “modelito”, feito de folhas de figueira, cosidas de maneira a formar uma cinta,³ para depois serem usadas as peles?

A Bíblia cita o vestuário como uma constante na vida das pessoas, com o uso de folhas de figueira, lã, peles, linho fino, seda e até fios de ouro para os mais abastados.

Portanto, ao contrário do que muitos acreditam, podemos afirmar que, muito provavelmente, desde a criação do homem no planeta terra a moda nos acompanha. É verdade que, o conceito de moda vem sofrendo um processo evolutivo: lento em algum período da história – como os primeiros 8.000 anos antes de Cristo – mais ou menos acelerado nos períodos seguintes, até o Século V, sofrível durante a Idade Média, do século V ao século XV, relativamente significativo até o século XIX, e altamente modificativo em todas as décadas do século XX e continuando pelo século XXI.

É claro que a moda despontada a milhares de anos atrás, apresenta conceitos totalmente diferenciados no mundo de hoje, mas isso não quer dizer que não refletia costumes, anseios, mudanças... Principalmente se pensarmos que a moda é um reflexo social. Daí sua máxima importância para o ser humano, visto que ela é um resumo da nossa história.

Afinal, sabemos que a maneira como nos vestimos, mais que uma cobertura da pele, é um rigoroso aprendizado. Aprendemos a nos vestir para melhor nos expressarmos, moldando nossa personalidade, de forma a encontrarmos um modelo ideal que nos firme num determinado grupo. Embora, não de forma inquestionável, porque não podemos fazer da moda modelo único, pessoal e intransferível.

SEndo assim, resta nos perguntarmos: somos até certo ponto prisioneiros de nossos gostos desmedidos e precisamos da moda para nos libertar, ou seria o contrário? Diria que, não importa qual seja a verdade, desde que o desejo prevaleça. E, vc o que pensa???

2 comentários:

  1. 1) frase disponível em: http://www.sitequente.com/frases/moda.html Acesso em 19 de ago. 2006.
    2) Bíblia Sagrada. Gênesis, 3:21.
    3) Ibid. Ibid, 3:7

    ResponderEliminar
  2. O Sr. Benjamin foi além dos requisitos deles para me ajudar com meu empréstimo, que eu usei para expandir meus negócios na farmácia,
    Eles eram amigáveis,
    gemas profissionais e absolutas para trabalhar.
    Vou recomendar quem procura empréstimo para entrar em contato. Lfdsloans@outlook.com.WhatsApp ... + 19893943740 .

    ResponderEliminar